segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

AGRESSÃO AOS IDOSOS


Agressão aos idosos

Apesar de serem parte fundamental da sociedade, de terem feito muito no passado pelo nosso pais, os idosos continuam sendo vitimas de agressões de diversas formas. Com o passar do tempo e com a idade avançada os idosos, pessoas acima de 60 anos, começam a depender dos cuidados dos familiares, como crianças, e muitas vezes sofrem agressão por eles, cerca de 50% das agressões são cometidas por filhos ou netos dos idosos, as pessoas que deveriam cuidar é que ás maltrata.

O IBGE estima que em 2020 a população brasileira acima de 60 anos chegara a 40 milhões. Porém cada vez mais as denuncias de agressões crescem no Brasil, segundo uma matéria do Fantástico, de janeiro a novembro de 2012, o Disque 100, telefone da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, registrou mais de 21 mil denúncias. No mesmo período de 2011, foram pouco mais de 7 mil, aumento de quase 200%.
E é importante frisar que essa agressão é crime. Os crimes mais denunciados contra os idosos são a negligência e violência psicológica, em seguida vem o abuso financeiro e econômico, só depois aparece a agressão física. O que mostra que não é apenas a agressão física que os idosos sofrem.
Infelizmente muitas vezes o familiar se propõe a cuidar desse idoso apenas com o interesse de controlar ou se apossar do dinheiro do idoso.
Por isso venho através dessa matéria alertar para que isso possa diminuir, um idoso doente é o mesmo que uma criança, a única diferença é que ela tem mais experiência, então como tal ela merece respeito e cuidados. Repito, agressão é crime, se você conhece alguém que sofre maus tratos, idosos que são abandonados sozinhos em casa, que sofrem agressões psicológicas ou físicas denuncie, ligue 100. Vamos cuidar dos nossos velhinhos... ^^


Tassiana Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário